Educação

" Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidade para sua produção ou a sua construção".
"Quem ensina, aprende a ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
Paulo Freire

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Projeto Político-Pedagógico da Escola(na perspectiva de uma educação para a cidadania) Moacir Gadotti

Cada escola tem a sua própria característica, sendo necessário respeitar seu perfil e diversidade.
O papel da escola hoje foi profundamente atingido por mudanças na sociedade devido a globalização, acesso as informações e a multiculturalização.
Não existe duas escolas iguais no mundo de atual, há necessidade que haja um projeto político-pedagógico através do envolvimento interno e externo da sociedade. Existem grandes desafios em renovar-se e a ousadia em "lançar-se para frente".
Mas para lançar-se em um novo projeto há necessidade de romper com alguns paradigmas do presente e incorporar ações facilitadoras para o futuro, como a participação da comunidade, recursos finaceiros e apresentação de resultados.
Para que se consiga a implantação do projeto é importante a conscientização de toda a sociedade, mas para isso surgem novos desafios como uma educação para a cidadania.
Devemos também refletir o que é cidadania nos tempos de hoje? Para que se exerça a cidadania a sociedade tem que estar sustentada num estado democrático. Democracia essa que tenha em seus alicerces os direitos civis, sociais e políticos.
Assim a escola ideal nos dias atuais seria pública, democrática e popular. Não existindo uma receita do tipo de melhor escola, o saber também pode vir de fora para dentro e todos deverão ter acesso a educação. Para que isso tudo ocorra, devemos evitar pensar que é apenas utopia e sim exigir e transformar de forma radical a educação no país.

Um comentário:

  1. Para fazer uma boa reflexão sobre os textos é fundamental, antes de tudo, apresentar aos leitores um breve resumo, ou seja, o que o texto traz, qual sua visão, como o autor apresenta suas ideias. Depois, é importante que você problematize as ideias focalizando suas impressões, mas de forma fundamentada e não apenas por ilações... Considero que você tem potencial para fazer essas reflexões de forma mais apurada,entretanto, talvez pelas postagens terem sido realizadas, quase em sua totalidade, neste mês de janeiro, a qualidade tenha sido um pouco aquém do esperado. Espero que a exeperiência tenha auxiliado em sua forma de ver sua própria aprendizagem.Considero que todos os propósitos e descritores poderiam ter sido melhor desenvolvidos. Chamo a atenção para alguns que merecem maior cuidado em suas aprendizagens daquie pra frente: Atenção aos propósitos 2, 3,5 e 6.
    Os descritores 3 e 4 são essenciais para que as produções sejam, constantemente, aperfeiçoadas. Se as fizesse no período de leitura e discussão dos textos, com certeza, teria maior tempo para pensar melhor e de forma mais aprofundada sobre os assuntos. Os descritores 6 e 9 são resultado dos anteriores. Isso significa que as reflexões aprofundadas demandam tempo e por isso devem ser feitas logo no processo de discussão das temáticas e textos. À medida que acumulam-se as leituras e produções, o nível de aprofundamento fica superficial.

    ResponderExcluir