Educação

" Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidade para sua produção ou a sua construção".
"Quem ensina, aprende a ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
Paulo Freire

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Experiência de Sobral/CE



Sem dúvida a experiência de Sobral serve como modelo para o restante do país, pois nos mostra que quando há força de vontade, profissionalismo e comprometimento o resultado é gratificante.
Na experiência é priorizado a alfabetização das séries iniciais, com um forte acompanhamento nos resultados, investimentos e valorização do profissional. Observamos o comprometimento de todos na experiência, comunidade, escola e município.
A experiência de Sobral na mais é do que pôr em prática tudo ou quase tudo que teóricos como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Ilma Passos..., nos passa em sues textos.

Experiência de Sobral cria diálogo entre Inep e gestores municipais do Ceará

Participantes falam em ‘coragem’, ‘humildade’ e ‘determinação’ para melhorar a qualidade da educação em seus municípios

“Não há nenhuma mágica na bem sucedida experiência de Sobral com alfabetização e melhora dos índices educacionais no município; o que estão fazendo ali é direcionar corretamente os investimentos, estabelecer metas, avaliar resultados e, principalmente, priorizar a educação com total centralidade na criança”. Assim a diretora de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Linda Goulart, iniciou sua apresentação no Seminário Boas Práticas na Educação Pública – a Experiência de Sobral-CE, na cidade de Fortaleza.

O evento levou ao auditório da Faculdade 7 de Setembro mais de duzentos gestores municipais de todo o Estado do Ceará, ligados à área de educação, além de atrair a atenção da mídia local. “A fé do professor no fato de poder ensinar qualquer aluno é a mola mestra”, acredita Linda.

No ano de 2000, uma avaliação externa identificou que metade das crianças em vias de conclusão da 2a série da rede municipal de Sobral não era capaz sequer de ler palavras. “Isso não acontece apenas em Sobral, a maioria dos municípios do País tem essa doença”, afirmou o atual prefeito de Sobral, Leônidas Cristino. “É preciso coragem para assumir o problema e identificar possíveis caminhos, pois só com educação poderemos nos desenvolver sustentavelmente”, afirmou o prefeito.

A secretária Municipal de Educação de Sobral, Izolda Coelho, apontou etapas que considera essenciais dentro do processo desenvolvido nas escolas de seu município: diagnóstico do problema, definição objetiva das prioridades, acompanhamento, monitoramento e avaliação de resultados. “Isso tudo assumindo o fortalecimento da autonomia da escola, implementando uma política educacional com foco na aprendizagem e prioridade para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental”, frisou a secretária.

Com as novas estratégias, a rede municipal de educação de Sobral multiplicou por dois, pelo menos, sua capacidade de fazer com que as crianças das séries iniciais do ensino fundamental aprendam a ler e escrever; conseguiu matricular 100% das crianças de 7 anos de idade no ensino fundamental; e as taxas de distorção idade-série e de abandono caíram da 1a à 5a série.

Estiveram presentes, além de representantes do Inep e da administração municipal de Sobral, membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), da Secretaria da Educação Básica do Ceará e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Os participantes do encontro receberam um kit com o livro “Vencendo o desafio da aprendizagem nas séries iniciais: a experiência de Sobral/CE”, publicação que marca o início do programa Boas Práticas na Educação Pública, do Inep.

O convênio entre Inep e a Prefeitura de Sobral também rendeu o software Sabiá, um sistema de avaliação de resultados baseado em indicadores de aprendizagem. Fonte: www.inep.gov.br





Um comentário:

  1. Carlos, as reflexões sobre a experiência de Sobral deveriam ser mais aprofundadas, focalizando a perspectiva da aprendizagem e da superação do fracasso escolar, principalmente, em se tratando das camadas populares. Ademais, os vídeos acima com os depoimentos são interessantes, mas sem que você refletisse sobre os mesmos, eles acabaram funcionando apenas como uma ilustração. A reflexão sobre os mesmos era de extrema relevância. É importante frisar que os propósitos 2,3,5 e 6 necessitariam de maior atenção em suas produções...

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