Educação

" Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidade para sua produção ou a sua construção".
"Quem ensina, aprende a ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
Paulo Freire

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ensino Fundamental de Nove Anos

No dia 06/02/2006 o Presidente da República sancionou a Lei nº 11.274 que regulamenta o ensino fundamental de 9 anos. No Ensino Fundamental de nove anos, o objetivo é assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade.
As legislações pertinentes ao tema são: Lei Nº 11274/2006, PL 144/2005, Lei 11.114/2005, Parecer CNE/CEB Nº 6/2005, Resolução CNE/CEB Nº 3/2005, Parecer CNE/CEB Nº 18/2005. O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, através da RESOLUÇÃO Nº 3, DE 3 DE AGOSTO DE 2005, define normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos.
No entanto, devemos estar atentos para o fato de que a inclusão de crianças de seis anos de idade não deverá significar a antecipação dos conteúdos e atividades que tradicionalmente foram compreendidos como adequados à primeira série. Temos que observar, a necessidade de se construir uma nova estrutura e organização dos conteúdos no ensino fundamental de nove anos.
Foi maravilhoso ler esse texto, pois tive a oportunidade de tirar muitas dúvidas que tinha em relação a essa mudança do ensino fundamental.
Pude observar que uns dos objetivos da mudança do ensino fundamental para nove anos, é melhorar a qualidade da Educação Básica.
O ensino fundamental de nove anos vai tentar diminuir ou se possível extinguir os problemas de aprendizagem. Dando mais atenção as crianças, acompanhando seu desenvolvimento.

2 comentários:

  1. Carlos, coloque as referências mais específicas do texto. Da forma como você fez a postagem, não é possível identificar qual é o texto que você leu. Outra coisa, a discussão sobre o assunto precisa de um aprofundamento...

    ResponderExcluir
  2. Você colocou uma apresentação retirada da internet. Toda e qualquer produção que não for de sua autoria merece os devidos créditos. Além disso, sua reflexão acerca do Ensino Fundamental de 9 anos precisa tomar as informações dos textos lidos como fundamento para que você se posicione diante dessa política pública. Em que sentido a educação pode melhorar? O que afeta as escolas a decisão de se acrescentar um ano? Não seria apenas o fato de antecipar determinadas aprendizagens? O que diferencia em relação ao EF de 8 anos? Fazer estas reflexões seria importante...

    ResponderExcluir